Você tem dor no quadril ou no joelho? É tão forte que não deixa você dormir e os medicamentos comuns já não ajudam? Se essa dor é o resultado de uma doença articular, o seu médico provavelmente sugerirá que substitua a articulação por uma artificial (endoprótese). Com os cuidados reabilitativos de qualidade antes e após a cirurgia, é possível obter um retorno mais rápido às atividades normais da vida quotidiana.
Descrição de Endoprótese, as causas e porquê a necessidade da sua implantação
A endoprótese refere-se a uma condiçãona qual umaarticulação artificial ou outra substituição de tecidos danificados foi implantada. Usam-se principalmente materiais metálicos e plásticos (substituições de articulações, talas, parafusos, stents e outros)
Todos os materiais metálicos usados são ligas especiais e materiais não magnéticos. A sua implantação em tecidos e a fixação impede movimentos e deslocamentos indesejados.
A endoprótese total é indicada se o tratamento conservador anterior falhar ou quando o tratamento conservador não puder ser utilizado – lesão e outros.
É uma condição em que a função articular é significativamente prejudicada ou a articulação é uma fonte de dor muito intensa.
Os motivos mais comuns para a operação são:
artrose,
tumores ósseos,
fraturas,
reimplantações,
e outros.
Tratamento após a implantação da Endoprótese – livre-se de problemas
Alguns dias após a operação, dependendo da recomendação médica, recomenda-se amplificar gradualmente a articulação. Com a ajuda de auxiliares de marcha, os primeiros passos podem ser realizados.
Após a alta hospitalar, o paciente é gradualmente transferido para os cuidados de reabilitação. O objetivo é atingir uma carga total na articulação e permitir o retorno às atividades normais da vida. Tratamento de spa também é recomendado.
Reimplantação – o termo significa implantação repetida, de volta.
Endoprótese – prótese, inserida no corpo humano (por exemplo, artroplastia total da anca – ATA).
A terapia magnética pulsada de baixa frequência que utiliza em benefício do paciente um efeito vasodilatador, analgésico e cicatrizante com suporte de efeitos anti-inflamatórios, desempenha um papel importante notratamento de reabilitação de algumas manifestações após a implantação de uma endoprótese.
Melhora a microcirculação do sangue oxigenado nos tecidos expostos pelo efeito vasodilatador nos capilares e pré-capilares, suprime as manifestações inflamatórias e a dor. Tudo isso leva à cicatrização acelerada dos tecidos danificados e traz alívio geral.
O benefício das aplicações de magnetoterapia de baixa frequência Biomag já no período pré-operatório é o suporte da microcirculação e, portanto, o fornecimento de nutrientes aos tecidos. Isso aumenta a capacidade dos tecidos operados de cicatrizar melhor e mais rapidamente e reduz o risco de complicações. As aplicações pós-operatórias subsequentes aceleram o processo de cicatrização e a convalescença geral.
A pergunta frequente sobre se as aplicações de terapia magnética Biomag são toleradas por uma prótese metálica pode ser respondida de forma simples – sim. A terapia magnética pulsada de baixa frequência não leva ao aquecimento indesejado do implante, não leva a movimentos e deslocamentos da endoprótese ou outras próteses metálicas e materiais utilizados (parafusos, talas, stents … e outros). Somente os efeitos curativos-regenerativos e analgésicos da terapia magnética mencionados acima se manifestam.
A vantagem é a possibilidade de aplicações domiciliares individuais que permitem ao paciente continuar em casa em tratamento intensivo de reabilitação fora do centro médico.
A possibilidade de prevenção secundária também é vantajosa – com a ajuda do suporte da microcirculação, cria-se a premissa de melhores condições para a manutenção de bons tecidos tróficos (estado metabólico) ao redor da endoprótese. Isso pode criar melhores condições para reduzir o risco de liberação de endoprótese e a necessidade de reoperação.
A terapia magnética pulsada não se destina diretamente ao tratamento de problemas relacionados à implantação de endoprótese. Tal tratamento só pode ser recomendado por um médico. Você pode aplicar a terapia magnética pulsada aos sintomas relacionados à implantação de uma endoprótese, como dor, diminuição do fluxo sanguíneo e inflamação.
O Biomag® Lumina 3D é um dispositivo terapêutico ativo – um dispositivo médico destinado como meio de tratamento único ou combinado com outros equipamentos e procedimentos em terapia complementar no âmbito da intenção terapêutica geral.
O objetivo das aplicações da terapia magnética pulsada de baixa frequência Biomag® é utilizar as suas ações biológicas nos tecidos para atenuar indícios, sintomas da doença. Principalmente a dor, o edema, os espasmos, as alterações na microcirculação, favorecer a cicatrização e a supressão de outras manifestações que podem ser controladas por estes efeitos biológicos.
As variações fisiológicas no tecido ocorrem após a aplicação da terapia magnética pulsada Biomag® como consequência do alívio da dor e em particular da vasodilatação induzida de capilares e pré-capilares e dos seguintes benefícios terapêuticos resultantes:
Analgésico – alivia e remove a dor
Curativo – apoio anti-inflamatório e antirreumático
Anti-inchaço – antiedema
Miorrelaxante – alívio de espasmos (convulsões)
Vasodilatador – expande especialmente a microcirculação
Metabólico desintoxicante – remove as toxinas, resíduos e outros metabólitos
Destinado ao uso na pele intacta através de uma camada protetora, por exemplo, uma almofada descartável ou outra almofada higiénica.
Durante a utilização do dispositivo Biomag® Lumina 3D-e, é necessário seguir-se especialmente os Princípios de operação segura e as Contraindicações / Indicações e utilizar o dispositivo nas condições ambientais especificadas. As informações básicas de segurança também são mostradas no visor do dispositivo.