Você sofre de dor na coluna vertebral há muito tempo? A sua mobilidade está a piorar? Você sofre de falta de apetite e fadiga? A culpa pode ser da artrite. Em caso de dor na coluna vertebral, especialmente dor a longo prazo, não adie a visita ao seu médico. O diagnóstico precoce da causa é importante para influenciar o curso da doença.
Descrição da artrite na coluna vertebral e as causas
A artrite na coluna vertebral é um conjunto de doenças reumatoides (inflamatórias).
Trata-se da inflamação das articulações na coluna vertebral, provocada por artrite reumatoide. Neste caso, as articulações da coluna cervical são as mais afetadas. Pode-se também tratar de Doença de Bechterew, Artrite Gotosa ou Artrite Psoriática.
A Artrite Reumatoide das articulações na coluna vertebral é mais frequentemente manifestada por aumento da temperatura, com tumidez, inflamação ao redor das articulações, dor e sensibilidade ao toque. A rigidez articular pode limitar completamente o movimento por várias horas.
A manifestação da rigidez ocorre com mais frequência pela manhã. A articulação se deforma durante a artrite, o que pode causar severas restrições de movimento. A falta de movimento geralmente e consequentemente enfraquece os tecidos ao redor da articulação e, posteriormente de todo o corpo da pessoa afetada. As articulações deformadas perdem a mobilidade normal.
A Doença de Bechterew é uma doença inflamatória crónica na coluna vertebral, caracterizada por dor e rigidez articular. A patologia tem um curso de longo prazo agravada gradualmente. É mais comum dos 15 aos 30 anos, principalmente nos homens.
A causa exata destas doenças permanece pouco clara.
O principal mecanismo prejudicial é a inflamação intra-articular crónica. No caso da Doença de Bechterew, a hereditariedade também desempenha um papel relevante no seu desenvolvimento.
Tratamento da artrite na coluna vertebral – livre-se da dor
O principal objetivo do tratamento é aliviar a dor e retardar os processos inflamatórios. Para esse efeito, os chamados anti-inflamatórios não esteroides são comummente usados. Esta classe de medicamentos atua contra a dor e também a favor na retardação ao desenvolvimento da inflamação que também pode ser inibido pelo tratamento com corticosteroides.
A mobilidade articular também é mantida através de reabilitação com tratamento de hidroterapia.
Para o tratamento da artrite da coluna vertebral oferecem-se os procedimentos como para a artrite de outras articulações.
Utilizam-se os medicamentos anti-inflamatórios não esteróides. O desenvolvimento de inflamação pode ser suprimido por corticosteroides.
Além dos antirreumáticos modificadores da doença sintéticos convencionais (mais comumente o metotrexato), existem outros medicamentos dos grupos de medicamentos modificadores da doença biológicos e sintéticos direcionados (por exemplo, anticorpos anti-TNF-α, medicamentos biológicos com diferentes mecanismos de ação, inibidores sintéticos direcionados, etc.). Eles podem ser usados sozinhos ou em combinação.
Medicamento anti-reumático não esteroide – um anti-inflamatório não esteroide contra dor, inflamação e febre.
Corticosteroide – a hormona corticoide (obtida nas células do córtex adrenal) com efeito anti-inflamatório.
Doença de Bechterew – Espondilite anquilosante.
Reabilitação e hidroterapia serve para apoiar o movimento das articulações afetadas da coluna vertebral, para retardar a progressão e aliviar algumas manifestações da doença – especialmente dor, edema.
É utilizada toda uma gama de métodos – a ginástica terapêutica, fisioterapia (massagens, banhos, aplicação local de frio, crioterapia), uso de correntes elétricas terapêuticas, campos magnéticos e luz polarizada. Outra opção é o tratamento cirúrgico.
A terapia magnética pulsada de baixa frequência tem um lugar importante nos cuidados de reabilitação de algumas manifestações de artrite da coluna vertebral. A terapia magnética em benefício do paciente utiliza um efeito analgésico, anti-edema e cicatrizante com o apoio de efeitos anti-inflamatórios.
A vantagem é a possibilidade de aplicações domiciliares individuais que permitem ao paciente continuar em tratamento intensivo de reabilitação em casa, fora do centro médico.
A terapia magnética pulsada não se destina diretamente ao tratamento da artrite na coluna vertebral. Esse tratamento só pode ser recomendado por um médico. Você pode aplicar a terapia magnética pulsada aos sintomas da artrite na coluna vertebral, como dor, edema e inflamação.
O Biomag® Lumina 3D é um dispositivo terapêutico ativo – um dispositivo médico destinado como meio de tratamento único ou combinado com outros equipamentos e procedimentos em terapia complementar no âmbito da intenção terapêutica geral.
O objetivo das aplicações da terapia magnética pulsada de baixa frequência Biomag® é utilizar as suas ações biológicas nos tecidos para atenuar indícios, sintomas da doença. Principalmente a dor, o edema, os espasmos, as alterações na microcirculação, favorecer a cicatrização e a supressão de outras manifestações que podem ser controladas por estes efeitos biológicos.
As variações fisiológicas no tecido ocorrem após a aplicação da terapia magnética pulsada Biomag® como consequência do alívio da dor e em particular da vasodilatação induzida de capilares e pré-capilares e dos seguintes benefícios terapêuticos resultantes:
Analgésico – alivia e remove a dor
Curativo – apoio anti-inflamatório e antirreumático
Anti-inchaço – antiedema
Miorrelaxante – alívio de espasmos (convulsões)
Vasodilatador – expande especialmente a microcirculação
Metabólico desintoxicante – remove as toxinas, resíduos e outros metabólitos
Destinado ao uso na pele intacta através de uma camada protetora, por exemplo, uma almofada descartável ou outra almofada higiénica.
Durante a utilização do dispositivo Biomag® Lumina 3D-e, é necessário seguir-se especialmente os Princípios de operação segura e as Contraindicações / Indicações e utilizar o dispositivo nas condições ambientais especificadas. As informações básicas de segurança também são mostradas no visor do dispositivo.